­

AÇÕES DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO E DE TRAJETO SERÃO DESCENTRALIZADAS AO MUNICÍPIO DE ALAGOA NOVA

Redação Alagoa Nova Já | 5.4.18 | 0 comentários



Alagoa Nova/PB, entra em campo Contra Acidentes de Trabalho, faz parceria com o (CESREST-CG) e lança as Campanhas Abril Verde e Maio Amarelo. 

O Fórum sobre saúde do trabalhador, contará com atividades tais como: caminhada, palestras, exposição de material voltado à saúde do trabalhador, adesivagem, lançamentos do Projeto Valorizar Gari e do cordel “Acidentes de trabalho e de trajeto”, estão entre as atividades que serão realizadas em Campina Grande e no município de Alagoa Nova/PB. Outros oito municípios da 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba também serão contemplados com as ações da Campanha Abril Verde e Maio Amarelo, de prevenção e combate a acidentes de trabalho e doenças laborais.

Em Alagoa Nova, a programação será iniciada nesta sexta-feira(06/04), no Centro Artesanal Raimundo Asfora, das 7 às 13 horas, onde serão oferecidos testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos, testes rápidos, corte de cabelos, vacinação contra tétano e hepatite, além de demonstração de higiene e prevenção de doença bucal.

O CEREST-CG, idealizador do Projeto Valorizar Gari e principal parceiro das ações no Município, participará da programação desta sexta-feira, com uma palestra envolvendo informações sobre acidentes de trabalho, importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a funcionalidade do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. À frente da palestra, o engenheiro de segurança, Artur César Sartori e o técnico de segurança, Rafael Silva. A programação no Município será encerrada no dia 19 do corrente mês.

PREFEITO AQUINO GARANTIU LOGÍSTICA PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO

O prefeito Aquino Leite, que participou de várias reuniões com os parceiros do Abril Verde e Maio Amarelo, na sede do CEREST-CG, assumiu o compromisso de executar no seu Município, o Projeto Valorizar, numa demonstração de que a Prefeitura local está preocupada com a saúde do trabalhador, principalmente a categoria de limpeza urbana, que desenvolve atividades vulneráveis.

“Esta campanha vem despertar a preocupação do Município quanto à problemática envolvendo à saúde dos trabalhadores/garis e os demais profissionais, uma vez que as ações serão disseminadas com toda a sociedade, numa perspectiva de que possamos fazer um trabalho mais consistente de prevenção e promoção à saúde destes trabalhadores”, enfatizou o prefeito.

Durante as reuniões no CEREST-CG, inclusive coordenadas pelos procuradores do MPT – Ministério Público do Trabalho, Raulino Maracajá e Marcela Maia, além da coordenadora da unidade de saúde do Trabalhador, Anna Karla Souto Maior, o prefeito Aquino Leite demonstrou preocupação com a situação dos trabalhadores, entretanto, disse encontrar dificuldades em oferecer melhores condições de trabalho à categoria, em função das delimitações financeiras do Município.

O Prefeito, que recebeu total apoio da coordenadora do CEREST-CG, para a adesão do Projeto Valorizar Gari, disse que, apesar das dificuldades mencionadas, o Município se sente ainda mais motivado para por em prática as ações sugeridas. E para acompanhar o trabalho durante toda campanha na cidade, estará a disposição a Técnica em Segurança do Trabalho Jéssica Marcelino da Silva. 

Os municípios que aderiram à Campanha são: Monteiro, Alagoa Nova, Alagoa Grande, Lagoa Seca, Cuité, Areia, Esperança e Cubati, Queimadas, além de Campina Grande. A programação na 2ª Macrorregião da Paraíba, foi definida após várias reuniões com os gestores e parceiros, coordenadas pelos Procuradores Raulino Maracajá e Marcela Asfóra, do MPT - Ministério Público do Trabalho.

Campina Grande - A programação local foi iniciada no dia 03 de abril, com uma sessão especial na Câmara de Vereadores para a sanção da lei municipal que instituiu a Campanha Abril Verde de prevenção a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no âmbito do município.


ASCOM – CEREST-C

Editorias: , , , , , ,

0 comentários