­

O Bloco Foliões da Alegria, anima as ruas centrais no Carnaval de todos em Alagoa Nova

Redação Alagoa Nova Já | 8.2.18 | 0 comentários



A manhã de hoje(08/02) foi marcada por um encontro festivo, de volta o tradicional carnaval de rua de Alagoa Nova(PB), com retorno dos blocos, de charanga e de artistas, resgatando a cultura popular da cidade. 

A nova identidade trouxe para o carnaval de todos o Bloco Foliões da Alegria, que foi pensado para todos participarem. De fato foi uma integração de muito sucesso e animação. Com a participação de populares, de várias escolas municipais, do CRAS, da Biblioteca Municipal Analice Caldas, da Turma da Preta, do cantor Alex Lobo e da Charanga da Última Hora com Aline Torres e demais integrantes. 


Para todos que participaram desse momento, desde crianças, a autoridades e idosos, a manhã de ontem trouxe satisfação, alegria e valorização da cultura popular. O que se viu pelas ruas centrais da cidade, foram sorrisos estampados nos rostos, o envolvimento de diversas equipes e o desejo que esse projeto siga adiante. 

Em Alagoa Nova, dos anos 70 aos 90, a cidade teve seus dias de efervescência dos carnavais de marchinha, dos bailes, das charangas, do mela-mela e das famosas alaursas, do animado boi-bumbá e da burrinha. 

Inclusive, no inicio dos anos 90, teve inicio e ficou por três anos um carnaval voltado aos moldes das escolas de samba. Nasceu no Bairro Santa Luzia, com a força de vontade de um grupo de amigos, comandadas pela ativista cultural e atualmente radialista, historiadora e Secretária de Planejamento, Turismo e Meio Ambiente, Ana Maria Amaro da Silva(Silvanna Ramos). 


Com o passar do tempo, o estilo do carnaval popular foi perdendo sua essência e os blocos foram ficando apenas na história, por fim nem as charangas iam mais as ruas, por isso, esse ano, a Prefeitura Municipal de Alagoa Nova, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Turismo, de Educação e Cultura, de Desenvolvimento Social, de Saúde e de Obras e Urbanismo, que receberam a parceria do Gabinete e o apoio do prefeito Aquino Leite e do Vice Prefeito João da Ideal, e tendo como ponto alto o apoio de alguns amigos e a receptividade de populares. 

Dessa forma todos fizeram questão de unir forças e procuraram resgatar um pouco da história dessa festa de cultura européia, mas que no Brasil criou sua própria identidade, principalmente nas cidades de interior, a exemplo de Alagoa Nova, que teve muitos anos nesses movimentos, como Seu Chuduca, Ednaldo do Amendoim, Antonio do Sindicato, Seu Paulo Cassiano, a família Camilo Diniz, Joãozinho Honorato, o saudoso Galego do sax e tantos outros.


Segundo a Secretária de Planejamento, Turismo e Meio Ambiente, Ana Maria Amaro da Silva(Silvanna Ramos), "esse é um projeto que nasce tímido, mas com muita força, e já há pedido dos envolvidos e de populares, para que no próximo ano, além dos Blocos que participaram dessa edição, outros blocos sejam incorporados como o Bloco da Saudade, que será comandado pela velha guarda com Dr. Lacy, e o Bloco Pipocas na Panela, tendo a frente Thiago Leite, hoje Diretor de Eventos do Município. Ainda terá espaço para o Bloco Social, das Associações Comunitárias. No mais é agradecer a todos e aguardar um novo encontro carnavalesco em 2019", disse ela.

 

O evento, que teve início pela manhã na sede e terminou a tarde no povoado do São Tomé com o Bloco Mané Folia. Além de outras autoridades o vice prefeito João da Ideal e o Prefeito Aquino Leite participaram. 



ASCOM




Editorias: , , , , , ,

0 comentários