­

Conselho Tutelar de Alagoa Nova presta contas de serviço de 2017 no Programa Sala de Notícias

Redação Alagoa Nova Já | 19.1.18 | 0 comentários

O Conselho Tutelar de Alagoa Nova(PB) na manhã da última sexta-feira(19/01), usou espaço na Rádio Pirauá FM, no Programa Sala de Notícias e divulgou o relatório anual referente ao período de Janeiro a Dezembro de 2017. 

Os números apontam que no ano passado houve uma baixa nos atendimentos no Município, que somados deram 463 registros, o que dá uma média de 35 a 38 casos mensais. A alegação para tal, foi apontada como a distância do centro e talvez uma falta de divulgação mais eficaz das instalações atuais. Além de certa comodidade de pessoas envolvidas em determinados casos que evitam procurar o Conselho, e outros evitam denunciar.

Entre os atendimentos, o número mais alto foi o de registro de denúncias, com mais de 150. Os principais problemas verificados pelos conselheiros tutelares no período, foram os casos de maus tratos devido a uma intensa desestruturação nas famílias, especialmente as de baixa renda.

O relatório aponta como principais problemas detectados em 2017, o alto índice de negligencias, agressões físicas, abuso sexual, mal comportamento em casa e em escolas, além de exploração do trabalho infantil.

Entre os pontos positivos citados na entrevista concedida a radialista Silvanna Ramos e ao jornalista Joalisson Sebastião, os conselheiros tutelares citaram as realizações de palestras nas comunidades, nas escolas das redes pública e outras instituições.

A Estatística do Conselho Tutelar de Alagoa Nova no ano de 2017 foram:
159 Denúncias: Agressão física, baderna em escolas, mal comportamento domiciliar, negligência, abuso sexual e exploração do trabalho infantil;
73 Notificações;
06 Termos de Entrega de Responsabilidade
08 Declarações de compromisso;
03 Advertências;
19 Visitas: Escolas, Associações e Acompanhamento à Justiça;
195 Ofícios enviados e recebidos: Prefeitura Municipal, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Ministério Público(MP), Fórum, Cartório e Delegacia.

Além disso, os Conselheiros Tutelares fizeram interação com outros Conselhos da Região, além de uma Capacitação em Soledade e outra em Campina Grande.

São Conselheiros: Alisson Galdino da Silva, Ewerton Lameque Imperiano, Izadora Cabloca da Silva, Johnys da Silva e José do Nascimento.

O Conselho Tutelar foi criado pela Lei Federal 8.069/90 e pela Lei Municipal 172/06. Em Alagoa Nova esse serviço já tem 12 anos de implantação. Hoje está situado na Rua Eunildes Leite(Rua da antiga Telpa). Atende todos os dias durante 24 horas em sistema de plantão. O número de contato: 9-8191-5494.

Silvanna Ramos

Editorias: , , , , ,

0 comentários