­

Prefeito de Alagoa Nova assina convênio com UEPB para instalar curso de graduação em Gestão Pública – Tecnólogo/EaD no município

Redação Alagoa Nova Já | 4.4.17 | 0 comentários

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) continua avançando e rompendo fronteiras na sua missão de contribuir para a formação e capacitação dos paraibanos. A Instituição, por meio da Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD), implantará seu primeiro curso de graduação online. Trata-se do curso em Gestão Pública – Tecnólogo/EaD, destinados para servidores públicos municipais e estaduais que estejam em atividade.
Os primeiros 20 convênios foram assinados pelo reitor Rangel Junior na manhã da terça-feira (27 de Março), em solenidade realizada no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, na presença dos prefeitos e representantes das cidades contempladas. O ato solene foi acompanhado pela professora Eliane Moura, pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância; pela presidente da CPCON, Ana Alice Sobreira; pelo procurador geral da UEPB, Ebenezer Pernambucano; e pela pró-reitora de Gestão de Pessoas (PROGEP), Célia Regina Diniz.
A primeira fase do projeto, aprovado recentemente pelo Conselho Universitário (Consuni) e pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), beneficiará ao todo 27 municípios da Paraíba, além do Tribunal de Justiça do Estado (TJPB). No total, serão ofertadas nessa primeira etapa mil vagas, sendo 200 destinadas para serem preenchidas por servidores do TJPB.
Antes de assinar os convênios, o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, destacou a importância do curso na capacitação dos servidores paraibanos e o papel que a Universidade desempenha saindo dos seus muros e alcançando outras cidades sem ter necessariamente a estrutura de um câmpus. “Esta é uma das provas de que a Universidade não precisa de câmpus fisicamente instalado em cada cidade da Paraíba para ela estar presente em cada município desenvolvendo atividades”, observou.
Rangel observou ainda que a proposta de capacitar os servidores é uma iniciativa que partiu da Universidade há cerca de três anos, a partir da realidade do Estado no que diz respeito ao atendimento prestado à população pelos servidores públicos. Ele enfatizou que a parceria com as prefeituras e o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) visa, além de capacitar as pessoas e estimular a formação continuada, contribuir para melhorar o serviço que cada servidor público presta a sociedade.
“É um trabalho de formação, parte importante da vida da Universidade, mas que terá um resultado imediato. Para nós é sempre importante estabelecer esse tipo de parceria e a UEPB está sempre aberta a contribuir com cada município da Paraíba, com cada órgão público e também com o setor privado, desde que isso seja algo de interesse social”, comentou o reitor.
A professora Eliane Moura disse que o objetivo do curso é qualificar servidores paraibanos e consequentemente melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à população. Ela explicou que as prefeituras não precisarão montar um grande “arcabouço” de estrutura para contar com o curso, visto que a UEPB estará com todo aparato docente.
A pró-reitoria de Gestão de Pessoas, Célia Regina Diniz, também enfatizou a importância da parceria que vai destinar 50 vagas para os servidores técnicos administrativos da Instituição que não têm o ensino superior. Para ela, o curso consiste em uma grande oportunidade para trabalhar uma política já implantada na UEPB, que valoriza os servidores no campo da capacitação e desenvolvimento pessoal. “A Universidade, através dos técnicos, vai poder oferecer serviços de forma otimizada a toda a sociedade paraibana”, frisou.

O curso será gratuito e o interessado precisará passar por um processo seletivo. Para isso, eles terão que entrar no site da Comissão Permanente de Concursos (CPCon), fazer a inscrição e concorrer de acordo com as vagas solicitadas por cada um dos municípios conveniados. A Graduação em Gestão Pública – Tecnólogo/EaD terá duração de dois anos. O processo de seleção será organizado pela CPCon e a perspectiva é que o edital destinado a quantidade de vagas oferecidas a cada município seja publicado em abril. A aula inaugural está programada para ocorrer no dia 10 de maio.

Texto: Severino Lopes/Portal Alagoa Nova Já

Editorias: , ,

0 comentários