­

Prefeito de Alagoa e equipe da Secretaria de Planejamento, Turismo e Meio Ambiente participam de reunião do Fórum do Turismo e Mapa Turistico do Brejo Paraibano

Redação Alagoa Nova Já | 19.1.17 | 0 comentários

Na tarde de ontem(18/01), o Fórum de Turismo do Brejo Paraibano realizou a sua primeira reunião de 2017. Estiveram participando Prefeitos, Secretários das cidades integrantes da Rota Cultural Caminhos do Frio e do Mapa Turístico do Brejo, Secretários de Estado da Paraíba, a exemplo de Lindolfo Pires(Turismo e Desenvolvimento Econômico) e de Lau Siqueira(Cultura). Além do SEBRAE, na pessoa de Regina Amorim e de Ruth Avelino(Presidente da PBtur). A reunião foi realizada na sede da PBTur na capital paraibana.

O prefeito de Alagoa Nova,  Aquino Leite, esteve participando acompanhado da sua Secretária Municipal de Planejamento, Turismo e Meio Ambiente, Ana Maria Amaro da Silva(Silvanna Ramos), do Diretor de Turismo, Silvio Porto e do Diretor de Desenvolvimento Ambiental, Givonaldo Nascimento.  

Essa é a segunda reunião do Fórum que o prefeito participa. Aquino Leite foi eleito em Outubro passado, para seu primeiro mandato e já deixou claro, na reunião do dia 16 de Dezembro de 2016 em Guarabira, o seu interesse em manter o Município no Circuito Rota Cultural, ele disse naquele momento que,"o Município não pode perder um espaço que sua condição física lhe garante, por falta de responsabilidade de gestores passados, estou certo que teremos grandes desafios para fazer o Município retomar os aspectos de sua participação que ao longo dos 11 anos do Caminhos do Frio ao invés de crescer em potencial turístico e de agregação de valores diminuiu, a nossa gestão estará aberta ao diálogo e as parcerias para a manutenção de Alagoa Nova nessa importante rota de desenvolvimento turístico e econômico", frisou ele. Sua participação no encontro de ontem só veio a corroborar com seu interesse mencionado mês passado. 

Para a Secretária Municipal de Planejamento, Turismo e Meio Ambiente, Ana Maria Amaro da Silva(Silvanna Ramos), que como os demais de Alagoa Nova, passou a observar as referencias aos demais Municípios e a falta dessas referencias para com Alagoa Nova, saiu da reunião com uma certeza: a do desafio, disse ela que "a falta de tratamento sério com a política do turismo, da cultura e da economia podem ter estagnado a participação de Alagoa Nova na Rota Cultural Caminhos do Frio. Não houve crescimento, apenas certa manutenção, nos últimos a participação de turistas e da população local diminuiu. Agora é preciso rever e formatar o roteiro local.. O diferencial será envolver e integrar os empresários e a comunidade na organização de atividades turísticas. Para potencializar é preciso apoiar e dá suporte as atividades o ano inteiro e no momento do Caminhos do Frio mostrar o ápice", salientou ela. Que além de está na condição de Secretária Municipal, é Historiadora, Radialista e Ativista Cultural.

O presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Sergerson Silvestre, apresentou dados de uma pesquisa que deverá possibilitar o andamento das atividades para 2017. Além dele, Alessandra Lontra, Gerente Executiva do Desenvolvimento do Turismo da Paraíba, apresentou outra pesquisa que abriu debate para os critérios de inclusão dos Municípios, baseados em seu potencial receptivo, que vem a partir de dados do Governo Federal.  Em ambas as falas, ficou esclarecido que os Municípios precisam se integrar cada vez mais para que se fortaleçam e possam expandir suas culturas, consequentemente  atraindo mais turistas e investimentos para a região.

A presidente da PBtur, Ruth Avelino se referiu a uma pesquisa, onde a PBTur fez com os turistas e voltou a frisar a necessidade de se estudar o aspecto peculiar de cada Município e suas potencialidades. 

A Gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, disse que "o evento é uma oportunidade de integração e disseminação de experiências para ampliar o conhecimento sobre a cultura local nos mais diversos âmbitos. A Paraíba é rica em cultura e a gastronomia é um dos nossos elementos mais ricos. Precisamos divulgar e incrementar nossas potencialidades e vocês são os maiores divulgadores de seus Municípios e de nossos órgãos, enquanto parceiros. O Sebrae continua pronto para orientar e fazer capacitações, para que cada Município esteja preparados para atender os turistas”, frisou ela.

O Secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, frisou a credibilidade que o Fórum do Turismo do Brejo vem adquirindo, mostrando seu empenho no quesito turismo sustentável da Paraíba. O que abre possibilidades para que outras regiões se sensibilizem e debatam a perspectiva de novos projetos de valorização regional.

Já o Secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Lindolfo Pires, em nome do Governo da Paraíba, selou o compromisso de manter as parcerias para as futuras etapas, especialmente a de 2017.

Estiveram participando gestores e secretários de Alagoa Nova, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Matinhas, Pilões, Remigio, Serraria, Solânea, além de Alagoinha que pretende entrar na Rota Cultural Caminhos do Frio.

Dos Municípios participantes do Mapa Turístico do Brejo Paraibano, estiveram, Borborema, Dona Inês, Guarabira, Itabaiana, Lagoa de Dentro e Sapé.


Marcos Felipe

Editorias: , , , , ,

0 comentários