­

Perfil fake do Facebook é denunciado na Delegacia de Polícia Civil em Alagoa Nova

Redação Alagoa Nova Já | 11.1.16 | 0 comentários

A cidade de Alagoa Nova no Brejo da Paraíba, distante 148,6 Km da Capital João Pessoa tem sido alvo de muita mídia atualmente, algumas positivas e outras negativas, a exemplo de algo que se tornou comum, a criação de fakes, mas que já são listados como crimes virtuais e rende investigação, processo e punição.

Segundo informações, há menos de trinta dias um perfil fake, de nome Alves Rodrigo, vem adicionando seguidores e está usando a rede social chamada Facebook exclusivamente para denegrir a imagem pessoal de diversas pessoas em Alagoa Nova, entre essas estão empresários, empreendedores, produtor de eventos, profissionais liberais, funcionários públicos, motoristas e músico e políticos.

Todos eles estiveram pela manhã na Delegacia de Polícia Civil da cidade Alagoa Nova e foram orientados pela delegada de plantão a procurar a Delegacia de Crimes Cibernéticos em João Pessoa e a seguir a Polícia Federal. O que será feito prontamente pelas mais de dez vítimas que vem sofrendo execração pública.

As postagens dizem respeito  a opção sexual, a profissão e acusações mais profundas e graves como roubos de veículos. No entanto como em passe de mágica as postagens da página do fake Alves Rodrigo foram deletadas, numa clara tentativa de apagar as provas do crime. Porém as vítimas já haviam tomado o cuidado de fazer os prints das postagens, o que embasa a queixa crime e dá suporte para a abertura do processo de investigação e rastreamento do IP do computador usado, ou do código do telefone de acesso.

As vítimas acreditam que essas postagens digam respeito a elas por conta do momento político que está se aproximando, porque todas são de grupo de oposição na política local. Perguntados se tinham algum suspeito, disseram achar prudente não acusar ninguém, irão aguardar o desenrolar dos acontecimentos legais, a fim de desmascarar quem de fato está por trás do fake Alves Rodrigo.

Lembramos aqui o que torna Lei os Crimes Cibernéticos:
A Lei 12.737/2012 - Sobre crimes na internet está em vigor, ela altera o Código Penal para tipificar como infrações uma série de condutas no ambiente digital, principalmente em relação à invasão de computadores, além de estabelecer punições específicas, algo inédito até então. Logo, criar um perfil falso pode levar a processo judicial com base no Artigo 307 do Código Penal.

Art. 307 do Código Penal - Atribuir-se ou atribuir à terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem.  Pena: detenção, de três meses a dois anos de prisão ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave e se for o caso a pena pode dobrar de acordo com o artigo que configurar o novo crime.

Como denunciar:
Fazer um print da página, conduzir a cópia a Delegacia de Policia Civil mais próxima e lá explicar a situação. Após o Boletim de Ocorrência, a vítima deverá ser orientada a procurar a Delegacia de Crimes Cibernéticos e a Polícia Federal. Diga não aos perfis fakes.



Silvanna Ramos

Editorias: , , ,

0 comentários