­

O intelectual Luis Avelima recebe a Comenda Tavares Cavalcante em Alagoa Nova

Redação Alagoa Nova Já | 11.9.15 | 0 comentários

Na tarde de ontem (10), na Câmara Municipal de Alagoa Nova, foi entregue ao jornalista, cantor, compositor, poeta, escritor e tradutor Luis Avelima a Comenda Tavares Cavalcante(muito merecida, porque Luis, nunca se desligou de Alagoa Nova).

O autor da propositura aprovada foi o ex vereador Edmilson Souto Sobral, e  o senhor presidente da Câmara de Vereadores na atual legislatura Everaldo dos Santos, junto com os demais abriu espaço para a justa homenagem. 

A Comenda Tavares Cavalcante é concedida aos filhos e não filhos naturais de Alagoa Nova, desde que tenham um relevante trabalho que mereça de disseminação, é o reconhecimento de determinados feitos de profissionais que colaboram nas mais diferentes esferas sociais. 

A história de Luis Avelima com Alagoa Nova, deve se desde seu nascimento, a sua trajetória na infância e adolescência, o inicio de sua fase adulta e a vontade de desbravar fronteiras afim de adquirir conhecimentos e se tornar o intelectual que é hoje. Radicado em São Paulo há quatro décadas Luis Avelima, é um profissional respeitado, conhecedor da cultura e da literatura nacional e internacional e um pesquisador, inclusive da história do Município. 


Na Câmara Municipal estavam reunidos autoridades, amigos de infância e diversos artistas que fizeram apresentações em homenagem a Luis Avelima. A historicização da Comenda e da Família Tavares Cavalcante foi uma pesquisa realizada pelo professor historiador Jadson Viera.

Os discursos dos oradores e do advogado e ex vereador Edmilson Souto Sobral, vereadores Mateus Herculano, Ícaro Teixeira e Everaldo dos Santos, foram todos direcionados ao trabalho de Luis Avelima e o desejo de que outras pessoas pudessem se espelhar nele para dar sentido as suas defesas pessoais e coletivas.

Para Luis Avelima, que rememorou sua história e que deu uma verdadeira aula de autoestima, foi ensejo de “agradecer pelo reconhecimento, ao mesmo tempo em que se fazia o momento de observar e incentivar as novas gerações, para que a história do Município siga adiante com interferências intelectuais benéficas”, frisou ele.

Alagoa Nova reconheceu e ficou sabedora do valor de Luis Avelima. Se apresentaram dentro da programação cultural, o poeta Getúlio Oliveira, foi feita declamação de uma poesia de autoria de Jaelson Ventura, pela poetisa Silvanna Ramos, ainda , o poeta e cantor Antonio Paulo, o cantor André Raimundo, os músicos Leonardo Leo, Valdeci Taveira, Zé de Carlos e finalmente a Orquestra Mirim de Flauta Doce do Mais Educação, regida pelo maestro Jorge Henriques.




Marcos Felipe

Editorias: , ,

0 comentários