­

A nave espacial russa pode cair no Brasil

Redação Alagoa Nova Já | 7.5.15 | 0 comentários

O Brasil permanece na lista dos possíveis locais da queda da nave espacial Progress 59.

Até o momento, diversos especialistas e centros de controle ainda não chegaram num consenso de onde e quando exatamente a nave russa vai sucumbir. Por outro lado, todas as previsões têm algo em comum: elas dizem que a Progress 59 deverá cair entre quinta e sexta-feira (7 e 8 de maio). A maioria dos novos cálculos sobre a queda da nave russa preveem uma reentrada descontrolada para essa madrugada, dia 8 de maio, entre as 4h11 e 5h26 pelo horário de Brasília (07h11 e 8h26 UTC). Dados mais precisos devem ser divulgados conforme o horário da reentrada se aproxima. O local da queda ainda não foi confirmado.

A nave espacial Progress 59 (Progress M-27M) pode cair no Brasil, uma vez que sua órbita tem inclinação suficiente para cair em qualquer região do planeta entre as latitudes 51.6 graus para norte ou para o sul do equador. Ou seja, a nave espacial russa pode cair em praticamente qualquer uma das regiões mais populosas do planeta, como Europa central, EUA, Oriente Médio, China, Japão, América do Sul (incluindo o Brasil) entre outros...

Nessa quarta-feira, dia 06 de maio, a nave espacial russa Progress 59 poderá ser vista a olho nu entre as 17h59 e 18h05, ao cruzar diversas cidades do centro-oeste, sul e sudeste do Brasil. Ela poderá ser vista em diversas cidades, incluindo a maior parte de todo o Estado de São Paulo.

O cargueiro espacial russo Progress 59 tinha a missão de acoplar na Estação Espacial Internacional (ISS), e levava uma carga importantíssima, com oxigênio, equipamentos científicos, alimentos e combustível, além de presentes pessoais para os tripulantes da ISS.

Edição: Marcos Felipe

Editorias: , , ,

0 comentários