­

Remígio: O Município Agroecológico completa 57 anos de Emancipação Política com Lucy Lima e Dorgival Dantas

Redação Alagoa Nova Já | 29.3.14 | 0 comentários

A cidade de Remígio, localizada no brejo paraibano, completa nesta próxima segunda-feira, dia 31 de março, 57 anos de emancipação política. Para comemorar a data a Prefeitura Municipal de Remígio elaborou uma vasta programação, que teve seu início na manhã deste sábado (29/03) com a I Caminhada da Melhor Idade Ativa, que foi na verdade um grande encontro de gerações. A caminhada deu se a partir do Distrito de Lagoa do Mato e encerrou na sede do Município, onde os participantes foram recepcionados om uma mesa vasta de frutas e sucos, para repor as energias.

Na tarde ainda deste sábado, a atenção se volta para dois momentos, a Inauguração do Campo "O Nelsão", no Sítio Gravattá Açú e a I Corridinha Internacional de Remígio, a partir das 15h , que tem como foco crianças, jovens e adolescentes com faixa etária entre 7 e 17 anos. As provas acontecem na Lagoa Parque “Senhor dos Passos” e cada categoria terá o seu trajeto específico, podendo variar em distância e localização. Foram mais de 250 crianças e adolescentes inscritos.

Logo mais a noite, as 19h acontece o lançamento de dois Projetos Culturais: “Arte e Poesia” e “Fábrica Cultural” onde passarão pela Lagoa Senhor dos Passos o Grupo de Teatro Vivart The Boys, Fanfarra Simples, José Adailto Freire como também um o grande encontro de repentistas, que  contará com a presença de Ivanildo Vila Nova e Rogério Menezes, Sebastião Dias(Prefeito de Tabira) e Zé Carlos do Pageu.

No domingo(30/03) o evento continua e promete marcar o aniversário do Município, acontece a partir das 08h a 15ª edição da Corrida Internacional de Remígio que terá um percurso de 9 km e mais de 5 mil reais em premiação, o evento foi resgatado pelo Prefeito Chió e se consolidou como um dos mais tradicionais do brejo e agreste paraibano.  

Durante a tarde os olhares continuam voltados as atividades esportivas, no Estádio Municipal, as 15h a bola rola no gramado animando uma partida entre o Botafogo Master de João Pessoa e a Seleção de Veteranos de Remígio. 

Dando sequência a programação do domingo, o Prefeito Chió receberá a visita do governador Ricardo Coutinho, que fará o anúncio de parcerias importantes para o desenvolvimento de projetos no município, além, claro, de prestigiar os 57 anos de emancipação política da cidade agroecológica.

O ponto alto do domingo será o grande show de Dorgival Dantas e Lucy Lima em praça pública. De acordo com o Prefeito Melchior Batista, "para receber os cantores Dorgival Dantas e Lucy Lima, uma superestrutura de palco e som será montada no Centro da cidade. Também já está sendo desenhado todo esquema de segurança que contará, mais uma vez, com o trabalho de equipes de fiscais de conduta (seguranças particulares) e ainda com a atuação direta das polícias Civil e Militar.

Encerrando a programação festiva de Emancipação Política, na manhã da segunda-feira, na Câmara Municipal a população poderá acompanhar o Hasteamento dos Pavilhões Municipal, Estadual e Nacional. A tarde tem mais uma atividade esportiva, as 15h, no Estádio Municipal acontecerá um Jogo amistoso entre o Campinense Clube e o Paysandú. A noite pontuando o final das festividades os fiéis são convidados para a Celebração da Santa Missa, as 19h na Matriz de Nossa senhora do Patrocínio.



História do Município                                                                  
                                                   
Foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 1.667, de 31 de março de 1957, desmembrando-se de Areia com a denominação de Remígio. Sua origem se deu através da fuga de Luiz Barboza da Silva Freire, descendente de uma das antigas famílias de Portugal, seu genro Remígio dos Reis, foi um dos primeiros moradores, construindo assim seu núcleo familiar às margens de uma das sete lagoas aqui existentes o que denominou a pequena vila de “Lagoa de Remígio” onde inicialmente foram edificados várias casas e uma pequena capela onde atualmente se encontra edificada a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, a vila cresceu, se tornou distrito e hoje é uma das cidades destaques do brejo, conhecida como a cidade agroecológica e com uma população de 18.686 habitantes

Silvanna Ramos com SECOM

Editorias: , , ,

0 comentários