­

Dirigentes do Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Lagoa Seca se reúnem com o Secretário de Estado da Cultura

Redação Alagoa Nova Já | 27.2.14 | 0 comentários


O Diretor do Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Lagoa Seca, Ulisses Santos Pereira e o Assessor Técnico da Secretaria de Cultura do mesmo Município, Jhosafá de Oroz, foram recebidos, na tarde dessa quarta-feira (26) pelo Secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Chico César. A reunião teve como objetivo discutir ações em benefício da Cultura. O encontro foi realizado no Casarão dos Azulejos, na Capital João Pessoa.

Na oportunidade foi traçado um rápido perfil a respeito do potencial sociocultural do Município e foram debatidas as políticas públicas culturais que vem sendo desenvolvidas em Lagoa Seca e foi passada a ideia, já quase totalmente consolidada da constituição de um grupo de trabalho que sirva como ferramenta para a defesa de projetos culturais em âmbito regional, dando inicio a um consorcio cultural da Região do Brejo.

O Diretor do DMCT, Ulisses Santos Pereira, fez uma explanação geral sobre a implantação da Secretária de Cultura de Lagoa Seca, data bem recente de 2011 e que a disposição e empenho da equipe é dar maior visibilidade ao vasto cenário de Cultura, Artesanato, Esporte e Lazer do Município. Porque cada um destes seguimentos leva a pelo menos dois pontos específicos, o do Turismo e da Geração de ocupação e Renda, que consequentemente eleva a autoestima de quem está envolvido e de quem participa dos mais variados eventos que são executados.

Para Ulisses, “a cultura em sua essência é um dos caminhos mais rápidos para valorizar o ser humano, fazer a criança se descobrir enquanto talento de importância para si e para o meio em que vive, trazer e manter o jovem alerta e interessado em um mundo mais adequado a sua vivência em sociedade. É a cultura, uma das raízes para manter pessoas agregadas ao potencial delas e agregar valores ao Município, com o saber, e o saber fazer”.


O Assessor Técnico da Secretaria de Cultura, Jhosafá de Oroz, citou os Projetos que vem sendo desenvolvido no Município com bastante êxito a exemplo dos Projetos Cultura na Praça; Cinema, Poesia e Pipoca; Baú da Cultura; Cine Rural; Tapete Mágico da Literatura; Cavalgada e Aulas de tropete,violão, trobone e sax, que acontecem na Casa da Cultura dona Paulina Diniz, as aulas são ministradas pelo professor Fabiano Santos Wooten e contemplam crianças e jovens.

Para Jhosafá de Oroz, “cada ação dessas que vem sendo desenvolvida tem apenas o incentivo do Município e já é hora do Estado ser sabedor do rico e vasto conteúdo cultural que Lagoa Seca tem, inclusive, já vem tendo destaque pelos Fóruns Culturais que estão sendo desenvolvidos, pela integração de pelo menos seis outros Municípios, com a ideia de ampliar para dez, pela participação maciça da população nos eventos e aceitação das autoridades constituídas”.

No momento Jhosafá de Oroz, também pode expor verbalmente e visualmente parte de seu trabalho, de xilogravura, de cordeal e comentou sobre sua exposição itinerante Nomes da Paraíba, que homenagea poetas de diversas gerações, incluindo da atual geração, ainda vivos. É um trabalho que dá voz a poesia silenciada. Ao final presenteou o Secretário Chico Cézar com algumas obras suas, deixando alguns banners no Casarão dos Azulejos a pedido do próprio Secretário.

Daí em diante o Secretário Chico Cézar passou a pontuar as questões, a começar por dar os parabéns à desenvoltura de Lagoa Seca no tocante a Cultura. Além disso prendeu a atenção as pautas do São Pedro na Praça; Cultura na Praça; Cavalgada; Cinema, Poesia e Pipoca; Baú da Cultura; Cine Rural e as Aulas de Música.

Chico Cézar disse que “o estado está disposto a entrar em diversas parcerias, desde que cada Projeto venha com tempo hábil e que esteja dentro das normas seguidas por anos anteriores, para que possa chegar a quem direito, também em tempo hábil”. Indicou ainda o Fundo de Incentivo a Cultura (FIC) Augusto dos Anjos, a Fundação Espaço Cultural (FUNESC), a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) e abriu espaço para uma conversa com Milton Dornellas, Diretor Executivo do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (PRIMA).

A reunião deixou um saldo positivo, que deverá ser consolidado em parte, no dia sete de Março, quando está agendado o Fórum Municipal de Cultura, onde o Conselho irá receber parceiros de outros Municípios, para discutir junto às autoridades de Lagoa Seca e do Estado, a criação do Consórcio para o Desenvolvimento da Cultura dos Municípios e dar outras deliberações.

O Secretário de Estado da Cultura Chico Cézar, agradeceu a conversa produtiva daquela tarde, confirmou presença na reunião do Fórum Municipal de Cultura e a convite da radialista Silvanna Ramos, que intermediou o encontro e esteve presente, deverá na mesma data conceder entrevista ao Programa A Cidade é Notícia, na Rádio Cidade AM 1310, que vai ao ar de Segunda a Sexta-feira, de 11h:30min até as 13h:00min.


Lagoa Seca, é um Município da Zona Metropolitana de Campina Grande, distante 130 km da Capital João Pessoa. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística(IBGE/2011), tem 26.034 habitantes. Sobrevive economicamente de produtos hortifrutigranjeiros e do comércio. Tem um grande potencial para a Cultura, Artesanato e Turismo, especialmente o religioso. O atual prefeito é José Tadeu de Luna(PSC) e a Vice-prefeita é Eleuza Barbosa(PMDB).


Silvanna Ramos

Editorias:

0 comentários