­

Carnaval Tradição e Folia, começa hoje em Remígio

Redação Alagoa Nova Já | 28.2.14 | 0 comentários


A Prefeitura Municipal de Remígio, no Brejo paraibano ao divulgar no último dia 18 a programação oficial do Carnaval 2014 sob o tema “Tradição e Folia”. Trouxe também seu lado social, a exemplo do alerta para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis nos momentos de diversões e do alerta para o despertar da solidariedade, com a campanha de doação de sangue no Hemocentro. As festividades acontecem de 28 de fevereiro a 02 de março e acontecem no centro da cidade e no bairro de Lagoa do Mato.

De acordo com o Prefeito Melchior Batista, “a programação foi pensada em atender a todos os foliões, de todas as idades. Depois de várias reuniões com as equipes de segurança e com as secretarias envolvidas fechamos o cronograma do Carnaval deste ano e elaboramos uma programação diversificada para a população. Temos uma programação que atende os vários públicos que vão das crianças a aqueles que estão na melhor idade,” afirmou.

O chefe do executivo ainda garantiu que o público não perderá a essência da maior festa brasileira. “A tradição precisa ser mantida pelos seus valores culturais e pela população que espera ansiosamente esta festa todos os anos, teremos frevo, marchinhas do passado que consagraram os anos de ouro do Carnaval, mesclando também com o moderno, que vai do axé à swingueira, e dos blocos carnavalescos. Não poderia também deixar de falar que este evento gera ocupação e renda aquecendo a economia do nosso município”, finalizou.

As ações sociais envolvidas paralelamente no Carnaval “Tradição e Folia” de Remígio são duas campanhas. A primeira sob a orientação do Ministério da Sáude. Que manhã da última terça-feira (25), apresentou a campanha de prevenção a DST e Aids para o Carnaval de 2014. Com o tema “Se tem festa, festaço ou festinha, tem que ter camisinha”, a mobilização pretende alertar para a prevenção nos momentos de diversão.


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais, participará da mobilização nacional por meio da campanha “Curta com Segurança”. A iniciativa tem como objetivo incentivar e orientar para o uso do preservativo, principalmente o feminino, que possui baixa adesão por parte das mulheres, embora apresente mais eficácia que o masculino quando se trata de gravidez indesejada e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com a coordenadora de Imunização Suely Marques, a campanha promovida pela Secretária de Saúde (SESAU), além de conscientizar os foliões sobre a importância da prática do sexo seguro com o uso responsável do preservativo, irá alertar para a promoção do diagnóstico e para a necessidade de realização do teste de HIV. Equipes da Secretaria executarão ações educativas em estabelecimentos com grande fluxo de pessoas

A segunda ação social diz respeito ao Bloco Carnavalesco de Remígio “Vai Quem Quer”, que completa 14 anos de atividades e para comemorar lançou uma campanha para doação de sangue. O Bloco “Vai Quem Quer”, resolveu vestir a fantasia da solidariedade e levar seus integrantes para doar sangue. A campanha começou nesta terça-feira, dia 25 de fevereiro e promete fazer uma verdadeira maratona de solidariedade que tem como intuito ajudar no abastecimento de estoques do Hemocentro de Campina Grande para o feriado prolongado do carnaval.

De acordo com Diego Marenilson, um dos organizadores do Bloco, aqueles que forem doadores ou procurarem o hemocentro até a quinta-feira, dia 27, já garantiram seu abadá. “É importante frisar que o abadá em se se torna insignificante, ele é apenas um simbolismo, para magnitude desta nossa iniciativa que é justamente fomentar a doação de sangue e salvar vidas, é isso que o nosso bloco quer, pretende e vamos conseguir”, afirmou.

Para o Prefeito Chió que também é integrante do bloco, é uma oportunidade impar de toda a população remigense de salvar vidas, bem como também mostrar que seu objetivo não é só para suprir o Banco de Sangue nesta época, mas ajudar a conscientizar as pessoas do quanto é importante doar sangue com regularidade.

No início da tarde desse dia 27, Marenilson Batista, um dos organizadores, fez participação no Programa A Cidade é Notícia, na Rádio Cidade AM 1310 e falou com a radialista Silvanna Ramos sobre o empenho dos remigenses na campanha e de demais pessoas de outros Municípios, que está possibilitando sucesso na campanha. “É com grande satisfação que venho agradecer a solidariedade dos doadores que estão vindo ao Hemocentro para colaborar com nossa campanha. É um momento em que as pessoas se unem em um só bloco, o da solidariedade. Reafirmo o agradecimento e refaço o chamamento para que outros doadores possam vir ao Hemocentro de Campina Grande, para fazer a doação sanguínea que vai abastecer o Banco de Sangue e ajudar salvar muitas vidas”, pontuou.

Os critérios básicos para doação de sangue são ter entre 16 anos e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde. Quem fez tatuagem com menos de um ano não pode doar. O mesmo ocorre com pessoas que já tiveram hepatite do tipo B ou C ou são cardíacas. Não é necessário que a pessoa esteja em jejum. Ela deve apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos quatro horas antes da doação e trazer a pitada de solidariedade.

Outros alertas, não menos importantes, também foram feitos para os foliões de todas as idades que irão participar dos festejos de carnavalescos de Remígio. Bebidas em garrafas estão expressamente proibidas, deve-se utilizar recipientes plásticos. A venda de bebidas alcoólicas a menores, em hipótese alguma deverá acontecer, o comerciante que descumprir a determinação legal, poderá sofrer em punição. O Conselho Tutelar vai está trabalhando, cumprindo o que determina a Lei no tocante aos menores desacompanhados. Equipes médicas estarão prontas para quaisquer eventualidades e a segurança está garantida com a participação efetiva do reforço do policiamento militar.

Em Remígio, a brincadeira fica mais animada porque para quem é funcionário público municipal, e para o comércio que precisa do reforço financeiro, o prefeito Melchiór Batista anunciou e cumpriu, o pagamento referente a Fevereiro foi efetuado na data de ontem e prossegue hoje, dia 28.


Confira a Programação:

Dia 28 de Fevereiro – Sexta-Folia
16h – I Baile Folia da Melhor Idade
19h30 Abertura Oficial e Concentração do Bloco “Vai quem quer”
20h00 Saída do Bloco com Trio Elétrico e Orquestra de Frevo Genival Medeiros
21h15 – Show no Palco Principal com Orquestra Voo Livre e Grupo Pagode ai.

Dia 01 de Março – Sábado – Folia
17h – Concentração do Bloco Nunetes e Papa-Léguas
18h Saída do Bloco com Trio Elétrico e Orquestra de Frevo Genival Medeiros
21h15 – Show no Palco Principal com Pagode Som da Raça, Dj Juninho Elétrico, e Arreio de Prata.

Dia 02 de Março – Domingo Folia  em Lagoa do Mato
14h – Saída do Bloco “Papa-léguas”
15h – Saída do Bloco “Vai quem quer”
16h – Saída do Bloco “A Nunetes”
18h Palco Principal com Deyse Elétrico

Silvanna Ramos com SECOM

Editorias:

0 comentários