­

Em Campina Grande, comunidade prestigia lançamento dos filmes produzidos no Cine Periferia em Ação

Redação | 19.10.13 | 0 comentários

O projeto capacitou e promoveu a inclusão sociocultural de jovens por meio do cinema.

A noite desta sexta-feira (18) foi repleta de emoção e festa no lançamento dos filmes produzidos no projeto Cine Periferia em Ação. A comunidade do bairro do Cruzeiro, em Campina Grande, compareceu em grande número para prestigiar a estreia dos curtas-metragens. 

Em setembro, o Cine Periferia em Ação começou a ser desenvolvido na comunidade com aulas gratuitas de roteiro, fotografia para cinema e produção de vídeo. Durante o curso, os alunos fizeram três curtas-metragens. O documentário “Águas Limpas”, conta a história de superação de uma lavadeira que conseguiu quebrar os obstáculos da vida através de sua dignidade. O filme “Sonhos Interrompidos”, conta a história de um homem que descobre que tem o vírus HIV e o curta “O Alto Preço da Pedra” conta o drama de um homem que tem a sua vida e de sua família destruída pelo Crack.

Segundo Hugo Rafael, idealizador do projeto, o Cine Periferia em Ação é um marco na produção
audiovisual de Campina Grande, “mobilizamos muitas pessoas, na sua maioria de comunidades carentes, algo que nunca tinha acontecido na cidade. O projeto inseriu a cultura da sétima arte na vida dessas pessoas, que muitas vezes são privadas deste tipo de atividade”, destacou.

Um dos integrantes do filme “O Alto Preço da Pedra”, Afrânio Machado, fala um pouco da experiência de se ver no outro lado da telona, “a experiência foi emocionante porque eu nunca tinha participado de algo assim, fiquei um pouco tímido no momento em que o filme que participei estava sendo exibido, porém, as pessoas que estavam ao meu redor fizeram comentários ótimos, esta experiência eu vou levar comigo pra sempre”, concluiu o aluno.

O projeto capacitou de jovens de periferia, por vias democráticas, sobre pensar criticamente a mídia e produziu uma tecnologia social pela capacitação em audiovisual para circular os produtos do próprio grupo com diversidade discursiva e expressões das ideias e sentimentos da realidade a qual eles estão inseridos.


O Cine Periferia em Ação é resultado do edital do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) Augusto dos Anjos do Governo do Estado da Paraíba.


Fonte: ASCOM

Editorias:

0 comentários