­

3ª Região do Orçamento Democrático Estadual encerra eleições de conselheiros

Redação | 19.9.13 | 0 comentários

Neste sábado (21), em Campina Grande, a partir das 14 h, na Escola Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), acontecerá a oitava e última assembleia de eleição de conselheiros da 3ª Região do Orçamento Democrático Estadual. 

As plenárias da 3ª Região tem tido uma boa aceitação pública, nas sete já realizadas houve o envolvimento da sociedade civil organizada no processo de eleição. De trinta e cinco Municípios participantes já foram votados e eleitos democraticamente por voto aberto, quarenta e seis conselheiros titulares e dezenove conselheiros suplentes, com participação de mais de mil e cem pessoas, numa junção das zonas rurais e urbanas.

Para o atual conselheiro Noaldo Andrade da microrregião de Lagoa Seca, a participação da sociedade civil faz a manutenção do instrumento de governo chamado de OD Estadual e possibilita uma atuação mais ativa, devido as reuniões periódicas entre os conselheiros, os gerentes locais do ODE, entre os Secretários e o Governo, “esse é o momento do povo começar a entender que está de fato sendo chamado para ser ator de sua própria história na Paraíba, é preciso acreditar e ter coragem para mudar e avançar rumo as desafios”, enfatizou.

A conselheira recém eleita “Cida” Severina Luzia da Silva da  comunidade de Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande, disse está muito a vontade para enfrentar o novo desafio, visto que já participou de duas Plenárias com o Governador Ricardo Coutinho e Secretários de Estado e está esperançosa que o avanço continue, “quero fazer a minha parte, contribuindo no processo democrático  para fazer valer cada vez mais o meu direito de cidadã e de representante comunitária, quero ter a satisfação de olhar para a minha região e para a Paraíba e dizer que o Orçamento Democrático Estadual deu vez e voz aos paraibanos e paraibanas e valorizou as reivindicações de nosso povo”, enfocou ela.

O gerente de formação e acompanhamento da 3ª Região Rômulo Amorim, agradeceu a todos que se envolveram até o momento nas audiências das microrregiões e deixou o convite para a eleição da microrregião de Campina Grande, “acreditando na participação popular, na força do povo unido e na sociedade civil organizada, deixo o convite para todos dos municípios de Fagundes, Massaranduba e Campina Grande, para que neste sábado dia 21, estejamos juntos para a nossa oitava e última eleição deste ano de 2013, onde elegeremos pelo voto aberto os novos conselheiros da microrregião de Campina Grande. Será mais um momento de democracia e cidadania”, argumentou. Ainda disse que “a 3ª Região é composta por 39 Municípios e para atuar neles há a interação de mais seis gerentes regionais, o trabalho cresce paulatinamente e é bastante gratificante”, salientou.

Além de Campina Grande, mais seis microrregiões encerram, nesta semana, o ciclo de eleições de conselheiros e conselheiras do Orçamento Democrático Estadual. As eleições serão realizadas nas cidades de Solânea (2ª Região Geoadministrativa), Picuí (4ª Região), Jericó (8ª Região), Dona Inês (2ª Região), Catolé do Rocha (8ª Região) e São Domingos. 

As assembleias para eleição de conselheiros do Orçamento Democrático Estadual vem ocorrendo desde 13 de agosto e os 223 municípios paraibanos participam com suas representações nas microrregiões. Segundo informações da SECOM a posse dos novos conselheiros está prevista para acontecer no mês de outubro, em data e local ainda a serem definidos.

Silvanna Ramos

Editorias:

0 comentários