­

Alagoa Nova promove II Conferência Municipal de Cultura

Redação | 19.7.13 | 0 comentários

A II Conferência Municipal de Cultura acontece na próxima quarta-feira (24), em Alagoa Nova, Brejo paraibano. O evento será realizado na Câmara Municipal, a partir das 7h. O tema central é "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura". Entre os eixos temáticos estão "Implementação do Sistema Nacional de Cultura", "Produção Simbólica e Diversidade Cultural", "Cidadania e Direitos Culturais" e "Cultura como Desenvolvimento Sustentável”. Durante o evento serão eleitos os delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual de Cultura. 

O processo eleitoral dos Conselheiros de Cultura representantes da sociedade civil também será decidido na conferência. Os interessados em concorrer aos cargos podem se cadastrar a partir das 7h, mediante preenchimento de um formulário. Podem concorrer maiores de 16 anos, integrantes de entidades governamentais e da sociedade civil, com residência na cidade, artistas, representantes de movimentos culturais, instituições, produtores, gestores culturais e consumidores de cultura.

“Precisamos incentivar a cultura que temos dentro de Alagoa Nova e que muitas vezes fica oculta, sem apoio algum, é importante realizar ações que visam orientar os artistas e produtores do nosso município quanto a essa estruturação e implementação do Plano Municipal de Cultura”, explica Adriana Duarte, diretora executiva da Associação de Comunicação Comunitária e Cultura da Paraíba (ACCCPB).

Este encontro é uma preparação para a etapa nacional que será realizada em Brasília, de 26 a 29 de novembro de 2013 e reunirá representantes da sociedade civil escolhidos nas conferências municipais e estaduais, além de membros do governo.

Programação:

07h00min as 8h00min: Credenciamento: Rafaela Lima e Tiago Aquino

08h00min as 8h30min: Acolhida e Cerimonial: Presidente da Conferencia Everaldo dos Santos, acolhe os participantes de forma dinâmica e expõe os objetivos da Conferência Municipal,

08h30min as 9h00min: Leitura e Aprovação do Regimento Interno da Conferencia: Adriana Duarte Rodrigues

09h00min as 9h10min: Composição da Mesa de Honra

09h10min as 9h20min: Cerimonial anuncia: Execução do Hino Nacional e Municipal

09h20min as 9h50min: Apresentação do Tema Central da Conferencia:  UMA POLÍTICA DE ESTADO PARA A CULTURA DESAFIOS DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA: Hipólito Lucena

09h50min às 10h50min: Trabalho em Grupo:
I – IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA: Impactos da Emenda Constitucional do SNC na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo (União/Estados/ Distrito Federal e Municípios).
Facilitador: José Ednaldo da Silva
Relator: Silvania Ernesto

II - PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL:  O fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial.
Facilitadora: Ana Maria Amaro da Silva
Relator: Adney Galdino da Silva

III - CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS: Garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial.
Facilitador: Jaílson Pereira Ataíde
Relator: Leezyanne Pereira Marques Diniz

IV – CULTURA COMO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.
Facilitadora: Ana Lúcia Alves de Aquino
Relator: Adriana Duarte Rodrigues

10h50min as 11h00min: Lanche:

11h00min as 11h40min: APRESENTAÇÃO DOS EIXOS TEMATICOS: Os relatores apresentam a ficha de levantamento das potencialidade e prioridades da cultura municipal, estadual e nacional

11h40min as 11h50min: Eleição dos Delegados a Conferencia Estadual de Cultura: Everaldo dos Santos

11h50min as 12h00min: Pronunciamento das Autoridades: O valor da Cultura para o Município: Membros da Mesa

Agendamento do III Fórum Municipal de Cultura e Agradecimentos: Vereador Everaldo dos Santos 

Informes e Comunicações: Vereador Everaldo dos Santos

12h30min: Encerramento do Fórum:  Vereador Everaldo dos Santos


Portal Alagoa Nova Já
Imagem: Reprodução Internet



Editorias:

0 comentários