­

Governo anuncia redução das tarifas dos ônibus intermunicipais

Redação | 29.6.13 | 0 comentários

O governador Ricardo Coutinho anunciou, nesta sexta-feira (28), a redução em 6% no valor das tarifas dos ônibus das regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande, que, a partir de segunda-feira (1º), voltarão aos valores válidos no ano de 2012. Para tanto, assinou decreto revogando o reajuste concedido em fevereiro deste ano, que será publicado no Diário Oficial deste domingo (30). As tarifas terão uma redução entre R$ 0,15 e R$ 0,40.

Ricardo tomou a decisão após receber, no início da tarde, representantes dos movimentos populares de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, e do Movimento Passe Livre, no Palácio da Redenção. A mudança foi analisada e aprovada em reunião extraordinária do Conselho Executivo do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) nessa quinta-feira (27).

O governador também anunciou a implantação de outras três medidas: a criação de um Conselho Metropolitano de Mobilidade Urbana, a publicação da planilha dos transportes coletivos na página do Governo do Estado e a criação de um canal de diálogo pela internet para intensificar o diálogo dos representantes dos movimentos e da população sobre o momento vivenciado pelo país.

Ele adiantou que o Conselho Metropolitano não irá discutir apenas as tarifas dos ônibus, mas a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários e a mobilidade urbana. “Este conselho com uma representatividade plural possibilitará a abertura de um diálogo iniciado no Brasil e que será intensificado na Paraíba, no sentido de melhorar questões como trânsito e qualidade do transporte”, ressaltou.

Transparência- Ricardo afirmou que a publicação da planilha dos transportes coletivos na página do Governo do Estado visa assegurar a transparência nos dados que compõem a tarifa dos transportes.

De acordo com o governador, para viabilizar a redução das tarifas dos transportes em ônibus nas regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande, o Governo revogou o reajuste concedido em fevereiro de 2013, o qual já havia sido dado abaixo da inflação, após longa negociação com os empresários de transporte.

Outra medida adotada, segundo o superintendente do DER, Carlos Pereira, é que o Governo baixou decreto que será publicado domingo revogando o artigo 105, do Regulamento do Transporte Coletivo Interminicipal. “Esse artigo estabelecia a inclusão na tarifa, a titulo de Taxa de Fiscalização, do percentual de 2%, que deixará de existir a partir de 1º de julho de 2013, assim como deixará de ser cobrado o percentual de 3,65% correspondente a PIS/COFINS. “, explicou.

Apoio – As medidas adotadas pelo governador Ricardo Coutinho receberam o apoio dos movimentos da região metropolitana de João Pessoa. A diretora da Associação Flor Mulher de Santa Rita, Mirleide Dantas, considerou a reunião com o governador positiva com a sinalização de várias melhorias para o transporte metropolitano, que em Santa Rita e Bayeux é bastante precário, segundo avaliou. “Esperamos que com a criação do conselho metropolitano possamos discutir de forma pormenorizada questões como a melhoria da qualidade dos serviços, mobilidade urbana e o valor das tarifas, beneficiando diretamente o usuário”, comentou.

O representante dos usuários de transportes coletivos de Bayeux, o estudante João Francisco, participou do encontro e revelou que o resultado foi o melhor possível. “O governador demonstrou ao longo de 1h30 de reunião que está aberto ao diálogo para resolver o problema dos usuários dos ônibus coletivos. A nossa primeira vitória sem precisar de confusão foi a redução de 0,15 a 0,40 na tarifa e a publicação das planilhas que compõem o valor tarifário na internet. Queremos no conselho metropolitano chegar a outras conquistas no sentido de melhorar a qualidade dos transportes coletivos”, completou.

Fonte: Secom
Foto: Arquivo Alagoa Nova Já

Editorias:

0 comentários