­

II Semana da Água de Alagoa Nova faz homenagem a Vânia Galdino

Redação | 11.5.13 | 0 comentários


O Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, abriu na quarta-feira (08), a II Semana da Água de Alagoa Nova. A abertura foi marcada por uma homenagem a Vânia Galdino, técnica do Projeto, que faleceu no mês passado. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e prosseguiu com atividades no Centro Artesanal Deputado Raimundo Asfora.

A homenagem à memória da técnica do Projeto Rio Mamanguape e coordenadora de turismo da Prefeitura de Alagoa Nova, Vânia Galdino, aconteceu com a realização de um minuto de silêncio após a formação da mesa de honra da solenidade de abertura e antes da execução dos hinos nacional e de Alagoa Nova.

Da abertura da II Semana da Água participaram o vice-prefeito de Alagoa Nova, Valfredo Leal, a secretária municipal de educação, Ivenete Teixeira dos Santos, o secretário municipal de desenvolvimento humano, Ednaldo da Silva, o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Alagoa Nova, Ícaro Teixeira e os parlamentares Mateus Herculano e Abraham Lincoln. Representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Nova participou o vice-presidente da entidade, Antônio Marcos e pelas associações comunitárias e de agricultores do município Luzinaldo Araújo. Representando o Projeto Rio Mamanguape na Mesa de honra da solenidade estiveram a coordenadora da área de educação ambiental, Maria Zélia Araújo e a coordenadora geral, Maria José dos Santos, também presidente da Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste Ltda – Coopacne, que executa o Projeto.

O vice-prefeito reiterou o compromisso da Prefeitura na parceria com o Projeto Rio Mamanguape, ressaltando a importância que ele tem para o desenvolvimento do município. Ele deu como exemplo o abastecimento singelo implantado pelo Projeto na Comunidade Queira Deus, em que a gestão municipal não teve recursos para realizar obra e “a comunidade foi beneficiada graças ao Projeto”.

A coordenadora do Projeto explicou a razão da homenagem a Vânia Galdino na abertura da II Semana da Água: “não poderíamos, de forma alguma, falar em Projeto Rio Mamanguape sem nos voltarmos para nossa querida Vânia. Para a Cooperativa, Vânia foi um importante pedaço do Projeto. Talvez Alagoa Nova não tenha uma ideia do que perdemos em termos de pessoa e em termos técnicos”. 
Maria José dos Santos, em seguida, citou várias das ações desenvolvidas no município pelo Projeto Rio Mamanguape a partir de 2011 e outras que em breve serão iniciadas. Ela também lembrou que ainda existem condições de tempo e de recursos para o atendimento de demandas da comunidade até o mês de agosto, mas que elas devem ser encaminhadas através do Comitê local do Projeto.

Ainda no primeiro dia da II Semana da Água aconteceram uma apresentação do grupo Renascer, da Escola Municipal Violeta Costa e, em seguida, uma palestra com tema: Doenças Causadas pela Manipulação do Lixo, sob a responsabilidade de Alanny Paulo Ricardo, da Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: Ascom

Editorias: ,

0 comentários