­

Estudantes de escolas de Alagoa Nova assistem palestra sobre reciclagem e coleta seletiva

Redação | 29.5.13 | 0 comentários

Dezenas de estudantes das Escolas municipais Frei Damião e Nossa Senhora da Conceição, no Sítio Cotias, em Alagoa Nova, distante 138 quilômetros de João Pessoa, assistiram na quinta-feira passada, (23/05) a uma palestra realizada pelo Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, sobre a importância da reciclagem do lixo e da coleta seletiva.

A palestra foi apresentada a estudantes da pré-escola ao 5º ano pela técnica da área de educação ambiental do Projeto Rio Mamanguape, Maria da Conceição Jerônimo, atendendo a um convite das professoras das escolas, Mirian Alves de Oliveira e Joelma Rufino. Muitas mães de alunos também acompanharam a palestra.

A técnica iniciou a palestra apresentando o vídeo “Deus e a Natureza”, mostrando o planeta terra e a natureza como presentes divinos para a humanidade e a sua responsabilidade na preservação e na conservação do meio ambiente.

Em seguida, a técnica do Projeto Rio Mamanguape iniciou uma discussão com os participantes sobre as mudanças ambientais que estão acontecendo nas últimas décadas devido a produção e ao consumo exagerado de bens e produtos, como também sobre a necessidade da adoção de um consumo sustentável. 

Ela ressaltou que mesmo a população na zona rural já sente os efeitos da degradação ambiental e da poluição, sendo urgente a adoção da redução da produção do lixo, da reutilização e da reciclagem.
Maria da Conceição também falou sobre os problemas causados pelo lixo e as doenças resultantes da sua manipulação. “A responsabilidade é de todos os cidadãos e não apenas um problema dos governos”, lembrou. Ela também apresentou um vídeo mostrando os benefícios da reciclagem.

A professora da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, Mirian Alves, elogiou a realização da palestra, sobretudo pela linguagem acessível à comunidade, o que facilitou o entendimento do conteúdo apresentado.

Para a professora Joelma Rufino, a palestra foi um grande incentivo para que a Escola Frei Damião continue levando adiante sua proposta de redução da produção de lixo, de reutilização e reciclagem. Após a palestra, ela convocou todos os pais a juntarem e a enviarem para a escola garrafas pet e papel que possam ser reciclados.

Durante o evento, as professoras das Escolas Frei Damião e Nossa Senhora da Conceição também apresentaram aos pais de alunos exemplos de objetos decorativos e brinquedos resultantes da reutilização de produtos que eram considerados lixo.

As professoras também apresentaram a proposta aos pais deles recolherem óleo de soja utilizado para a produção de sabão e descobriram que vários já possuem capacitação para a tarefa, sendo esta mais uma possibilidade de preservação do meio ambiente e geração de renda.

Ass. de Imprensa COOPACNE

Editorias:

0 comentários