­

Aconteceu em Alagoa Nova o I Fórum Municipal de Cultura

Redação | 4.5.13 | 0 comentários



Foi realizado nesta sexta-feira (03), às 9h da manhã, no plenário da Câmara de Vereadores, o I Fórum Municipal de Cultura de Alagoa Nova, no Brejo paraibano, com o objetivo de discutir a cultura local a partir das políticas públicas nacionais. A iniciativa foi da Associação de Comunicação Comunitária e Cultura da Paraíba (ACCCPB), Associação Cultural e Agrícola dos Jovens Ambientalistas de Alagoa Nova (ACAJAMAN) e do vereador Everaldo dos Santos (PT).

Marcaram presença no fórum o vice-prefeito, Junior de Walfredo (PMDB), os vereadores Everaldo dos Santos (PT), Abraham Lincoln (PT), Ícaro Teixeira (PMDB), Mateus Herculano (PSD) e Tuxa da Padaria (PMDB). Também estiveram presentes a diretora executiva da ACCCPB, Adriana Duarte, o presidente da ACAJAMAN, Tiago Aquino, a historiadora, radialista e ativista cultural, Ana Maria Amaro da Silva, o articulador de cultura da SECULT/PB, Thiago Alcântara, a idealizadora do Festival de Inverno de Campina Grande, Eneida Agra Maracajá, o professor de dança, Mauro Araújo, representantes das secretarias municipais, além das associações de moradores, professores, artistas e da sociedade alagoanovense. 


Foi discutida no fórum a importância de Alagoa Nova integrar-se ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), ficando o comprometimento do poder público e da sociedade na implantação da estrutura cultural exigida pelo Ministério da Cultura (MinC). 

O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura voltado a estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas por governo, estados e municípios. O objetivo do sistema é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do País, para que os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos.

Com a adesão de Alagoa Nova ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), o cidadão alagoanovense terá espaço de participação, uma vez que o sistema age por meio dos conselhos e das conferências, que contam com a participação da sociedade, produtores e comunidade artística para a formação, acompanhamento e aplicação de políticas culturais.

Ana Maria ressaltou a memoria cultural da cidade de Alagoa Nova. “Movimentos e artistas locais que tanto abrilhantaram o clube 21 de Abril, o Teatro Municipal e as Ruas foram apagados, mas ainda hoje muitos destes contribuem direta e indiretamente para articulação cultural do município”. 

Eneida Maracajá destacou em sua fala a valorização da cultura local. “Vamos conversar amorosamente sobre cultura, pois não podemos somente alimentar a cultura existente, mas torna-la nacional e internacional, eu sei que aqui tem potencial, mas que essa cultura potencial não seja apenas um evento ou uma festa, mas algo que realmente valorize a comunidade”. 


O vice-prefeito, Junior de Walfredo (PMDB), mostrou que está muito satisfeito com a iniciativa do fórum, pois o mesmo se considera um grande admirador da cultura local, ainda frisou que a prefeitura está aberta para receber propostas. Para mostrar a responsabilidade do município com a cultura, anunciou em primeira mão, que Alagoa Nova receberá uma verba através de Emenda Parlamentar da Deputada Federal Nilda Gondin (PMDB) no valor de R$ 300.000 para a recuperação do Prédio Histórico João Tavares de Melo e do Teatro Municipal.

No final do evento a sociedade foi convidada a se unir e formar as comissões para elaboração do Plano de Trabalho, no próximo encontro os grupos apresentarão suas propostas. O II Fórum Municipal de Cultura acontecerá no dia 7 de junho, às 14h, na Câmara Municipal de Alagoa Nova. 

Portal Alagoa Nova Já

Editorias:

0 comentários