­

Calendário 2013 do Orçamento Democrático é apresentado em CG

Redação | 4.4.13 | 0 comentários



Na manhã desta quarta-feira (03), foi realizada a Reunião Anual do Orçamento Democrático 3ª Região e Órgãos de Governo de Campina Grande. Esse é o primeiro de uma série de eventos que têm como foco promover a troca de informações entre as equipes que desenvolvem as ações do Governo do Estado, na 3ª Região Geo-administrativa. 

A reunião foi aberta pela Gerente do ODE 3ª RO, a radialista e historiadora Ana Maria Amaro da Silva que historicizou o Prêmio Ceci Melo de Promoção Social, disse que “o Prêmio Ceci Melo de Promoção Social foi pensado pela Subsecretaria do Orçamento Democrático Estadual e pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, é o reconhecimento pela atuação de conselheiras e gestoras a frente do ODE nas 14 Regiões Geo-administrativas  da Paraíba, tem um valor simbólico por conta de sua instituição, no mês de Março, quando em comemoração ao dia Internacional da Mulher, bem como as atividades relativas a este dia desenvolvidas no Estado durante todo o mês e tem um valor histórico por está homenageando Ceci Melo, uma grande mulher paraibana”. 

Ceci Melo era cidadã de Sapé, com atuação militante partidária, ativista do movimento de mulheres e feminista, Coordenadora do Centro Acorda Mulher em Bayeux, pedagoga na Casa Pequeno Davi em João Pessoa e uma das responsáveis pela criação do Orçamento Democrático do Estado. Tendo defendido a participação da população nas esferas de governo, especialmente na inclusão de mulheres nos espaços sociais, culturais, profissionais, políticos, entre outros.

A Gerente Ana Maria disse ainda que, “o Prêmio Ceci Melo de Promoção Social será entregue dia 09 de Abril em um café da manhã, no Palácio da Redenção na Capital, às 9h:00min e será seguido do lançamento oficial do Ciclo do ODE 2013. Na ocasião na presença do Governador, dos/as Secretários/as e imprensa. Apresentou os nomes das duas eleitas por meio democrático, votas por conselheiros/as da 3ª Região e pelos Gerentes locais do ODE, receberão a honraria a líder comunitária  Zelita Pereira da Silva presidente da Associação do Mutirão em Campina Grande e a pedagoga Terezinha Figueiredo da Silva, Gerente da 3ª Regional de Ensino”. Completou.

Na sequência o Gerente de Formação e Acompanhamento, o Sociólogo Rômulo Leite Amorim prosseguiu com os trabalhos fazendo a apresentação do Ciclo do ODE 2013, levou ao conhecimento o mapeamento da 3ª Região que acomoda 39 municípios. Mostrou sua extensão, elencou rapidamente algumas obras, ações e serviços de governo nessa região, falou das Gerencias Regionais, das eleições para os/as conselheiros/as, do processo rotineiro e dinâmico do ODE durante todo o ano e no decorrer do instrumento desde sua implantação em 2011. 

Segundo Rômulo Leite, “o ODE é um instrumento de governo voltado a atuação da população, onde todos são convidados a participar e dialogar com o governo, elegendo prioridades que são levadas em consideração, sendo colocadas dentro das peças orçamentárias, plurianuais ou anuais e que tem como desafio levar esse entendimento a população paraibana, para que se empoderem e ocupem esse espaço nas Audiências Públicas com o Governador Ricardo Coutinho e Secretários de Estado”. 

Foram apresentadas as etapas do Ciclo 2013, a saber, que a 1ª Etapa já acontece desde Março, que são as articulações e as reuniões preparatórias, nas cidades da região e consta ainda das Audiências Públicas, onde na 3ª Região se dividem em duas, a primeira dia 26 de Abril às 19h:00min no “Vovozão” em Esperança e a segunda dia 10 de Maio em Campina Grande na Vila Olímpica Plínio Lemos no Bairro do Zé Pinheiro. A 2ª Etapa é o Planejamento com os Secretários/as de Estado e os/as Conselheiros/as. A 3ª Etapa conta com cursos de formações para a equipe do ODE e os conselheiros/as. A 4ª Etapa são os Fóruns temáticos e a 5ª Etapa traz na pauta a Avaliação do Ciclo em questão e o Planejamento do Ciclo futuro, onde participam conselheiros/as regionais, estaduais e equipe do ODE. 

Finalizando, o articulador social gerente José Ivones Gonçalves de Lima, fez uma fala dedicando a reunião em memória do comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Campina Grande 1º Batalhão, Major Fábio Santos. Disse, “a dedicação é pela honrosa e saudosa contribuição do Major Fábio ao ODE, ao seu trabalho em Campina Grande e na Paraíba. A morte prematura dele ocorrida em 13 de Novembro de 2012, por conta de um acidente ocorrido em setembro do mesmo ano, tirou um grande homem de nosso convívio, mas não tirará jamais o legado de seu trabalho honroso, responsável e solidário. Isso traz um grande merecimento de seu reconhecimento público e o ODE agradece cada minuto oferecido em forma de trabalho e incentivo recebidos pelo Major Fábio”. Finalizou ele, que foi ovacionado e recebeu votos de agradecimento dos presentes, em especial do Major Lucas Severiano e de Olavo Rodrigues de Brito, Gerente Operacional da Casa da Cidadania.

Da Redação com Ascom

Editorias:

0 comentários