­

Alagoa Nova recebe Reunião Preparatória do ODE

Redação | 22.4.13 | 0 comentários

Acontece nesta segunda-feira (22), no auditório da Câmara Municipal, às 9h, uma Reunião Preparatória do Orçamento Democrático na 3ª Região. Essa reunião antecede a Audiência Pública do ODE. O evento é destinado especialmente para membros de ONGs, Associações, Clubes de Mães, Líderes de Igrejas, Sindicatos e Movimentos Sociais. Porém podem participar Agentes de Governo Municipal, Gestores Estaduais, Legislativo e o povo de forma geral. 

Da mesma forma o convite também se reporta ao Município de Lagoa Seca, onde a Reunião Preparatória acontece na Câmara Municipal, na terça-feira, dia 23, às 9h. 

O Ciclo de Atividades 2013 do Orçamento Democrático Estadual - 3ª Região – Campina Grande foi lançado no último dia 03 e lançado oficialmente pelo governador Ricardo Coutinho em solenidade no Salão Nobre do Palácio da Redenção, em João Pessoa, no último dia 09. Onde também foi entregue o Prêmio Ceci Melo de Participação Social, homenageando e dando visibilidade às conselheiras e gestoras municipais, que se destacaram pela atuação expressiva na temática da participação social. As eleitas na 3ª Região  foram a Conselheira de Campina Grande, senhora Zelita Pereira e a Gerente da 3ª Regional de Ensino Terezinha Figueiredo.

Ana Maria Amaro da Silva, uma das Gerentes do ODE-3ª Região  informou que a primeira Etapa do Ciclo do ODE 2013 já acontece desde Março, “são as Reuniões Preparatórias em todos os Municípios da Paraíba, em conjunto a isso neste mês de Abril o que já estão ocorrendo são as Audiências com o senhor Governador Ricardo Coutinho, Secretários de Estado  e a sociedade Civil Organizada. Serão 16 Audiências Regionais que acontecerão nas 14 Regiões Geoadministrativas do Estado".

As duas Audiências da 3ª Região acontecem, a primeira neste dia 26 às 19h no Ginásio Poliesportivo “O Vovozão” – Rua Padre José Coutinho, s/n – Centro, e irão participar 16 Municípios, contando com Esperança, são eles: Alagoa Nova, Alagoa Grande, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Boa Vista, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, Olivedos, Pocinhos, Puxinanã, Remígio e São Sebastião de Lagoa de Roça. “Ao tempo que levamos ao conhecimento público, deixamos também o convite para a participação popular. Ainda informando que a segunda Audiência da 3ª Região acontecerá em Campina Grande na Vila Olímpica Plínio Lemos – Rua Gonçalves Dias, nº 02 – Bairro José Pinheiros, Campina Grande, no próximo dia 10 de Maio.” Completou a Gerente Ana Maria.

A subsecretária do Orçamento Democrático Estadual, Ana Paula Almeida, explicou que nas audiências a população participa com apresentação de pleitos para seus municípios ou suas comunidades. “É um momento também de prestação de contas das ações e dos serviços do Governo e é um momento de diálogo, onde as entidades vão trazer o seu olhar das ações desenvolvidas pelo Estado, além das perspectivas de novas atividades, novos serviços e obras”, observou.

O Orçamento Democrático é o instrumento no qual os cidadãos são convidados a participar das decisões do Governo estadual sobre a melhor forma de aplicação do dinheiro público em suas obras e serviços. Já foram investidos na Paraíba pelo ODE recursos na ordem de mais de R$ 1,6 bilhão de reais em obras e serviços, desde 2011, até o presente momento.

O Orçamento Democrático Estadual tem a participação de um verdadeiro exército de Conselheiros da Sociedade Civil. Em 2011 participaram do processo 700 candidatos a voluntários. São agentes nos municípios que ajudam as populações a organizar suas reivindicações que serão levadas às audiências públicas regionais.

Silvanna Ramos com  Secom
Foto: Reprodução Secom

Editorias:

0 comentários