­

Prefeitas e Secretaria de Estado concedem entrevista na Rádio Cidade

Redação | 7.3.13 | 0 comentários


Um encontro de grandes mulheres políticas da região do Brejo paraibano, assim será a entrevista agendada para esta quinta-feira (07) com a prefeita (interina) de Esperança, Cristiana Almeida (PSB), e as prefeitas constitucionais de Matinhas, Fátima Silva (PMDB), e de São Sebastião de Lagoa de Roça, dona Socorro Cardoso (PMDB).

Será a primeira vez que as três prefeitas irão participar do Programa A Cidade é Notícia apresentado pela radialista Silvanna Ramos e pelo jornalista Júnior Cézar na Rádio Cidade AM 1310 e que vai ao ar de segunda a sexta-feira de 11h:30 às 13h. Podendo ser acompanhado pela internet pelo site www.redeesperanca.com.br.

A entrevista será uma oportunidade para elas avaliarem os dois primeiros meses de mandato a frente da prefeitura de cada referido município e fazer um panorama das ações para os próximos meses. No programa A Cidade é Notícia, as prefeitas Cristiana Almeida, Fátima Silva e dona Socorro Cardoso responderão perguntas referentes à administração do município, a programação local relativa ao Dia 08 de Março e por fim as expectativas para as futuras parcerias entre a Secretaria de Ação Social do município, a Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e Organizações Não Governamentais (ONGs) para implantarem ou implementarem as políticas públicas voltadas para as mulheres.

Cristiana Almeida (PSB), prefeita interina de Esperança, município do Brejo paraibano, assumiu a prefeitura em um caso especial, visto que o candidato eleito Anderson Monteiro (PSC) teve o nome indeferido e o segundo colocado Nilbert Almeida (PSB) também, ambos com problemas na Justiça Eleitoral foram impossibilitados de assumir o cargo. Logo por decisão judicial Cristiana Almeida eleita vereadora com setecentos (700) votos, assumiu por votação a presidência da Câmara Municipal de Esperança, tendo o direito adquirido de assumir a cadeira no Executivo do Município. 

Fátima Silva (PMDB) é ex-prefeita e agora prefeita de Matinhas, município do Brejo da Paraíba. Fátima foi eleita com 58% dos votos válidos contra a adversária Ivone Queiroga (PSD) que era a atual prefeita da Cidade. Segundo informou no início de seu mandato, Fátima Silva estava assumindo uma prefeitura sucateada e com dívidas com o INSS, ENERGISA, CAGEPA e servidores.

Dona Socorro Cardoso (PMDB) é prefeita de São Sebastião de Lagoa de Roça, município do Agreste paraibano. Dona Socorro foi eleita com 51,87% dos votos válidos, derrotando o prefeito da época que tentava a reeleição Lúcio Flávio (PSDB). Não diferente de Matinhas a prefeita dona Socorro Cardoso encontrou muitos problemas na prefeitura, entre eles salários atrasados dos funcionários. 

No entanto dois meses depois as três prefeitas arregaçaram as mangas e partiram para o trabalho em busca de solucionar problemas dos gestores anteriores. Recentemente Cristiana, dona Socorro e Fátima participaram em Brasília do Encontro Nacional de Novos Prefeitos (as) e também do Encontro Estadual de Prefeitos (as) da Paraíba. Em suas entrevistas sempre destacam a ampliação da figura feminina no mundo político, porém acreditam que deve aumentar muito mais.

Por serem mulheres são mais cobradas quanto às políticas públicas para as mulheres e estão dispostas a abrir novos espaços e parcerias para que não só as mulheres, mas os munícipes de forma geral sejam mais bem cuidados. Em Esperança, Matinhas e São Sebastião de Lagoa de Roça, o dia 08 de Março será marcado por comemorações e reflexões com caminhadas e momentos sócio-culturais. 

Vale ainda convidar os internautas para na sexta-feira acompanharem da entrevista no mesmo programa, com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares. 

Gilberta Soares virá ao programa falar sobre a implantação da citada secretaria, também elencará políticas públicas governamentais específicas destinadas às mulheres, ou seja, ações, programas e parcerias. Ainda, programação estadual relativo ao Dia 08 de Março. Sua participação na IV Marcha das Mulheres e da Agroecologia promovida pelo Pólo Sindical da Borborema, que acontecerá em Solânea. Também trará dados da violência contra a mulher na Paraíba e as providências tomadas, a exemplo das delegacias das mulheres. Por fim as expectativas para as futuras parcerias com as secretarias de Ação Social dos municípios, onde não haja ainda a secretaria das mulheres.

Silvanna Ramos

Editorias: , ,

0 comentários