­

No dia de São José, Aesa registra chuva em 50 pontos da Paraíba

Redação | 20.3.13 | 0 comentários

Choveu em 50 localidades da Paraíba nesta terça-feira (19), dia de São José. A informação foi confirmada pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). As chuvas atingem o interior do estado justamente no dia em que a chuva é considerada presságio de boas safras, segundo tradicional crença popular.

Tradicionalmente, os agricultores sertanejos acreditam que se chover no dia de São José, o resto do ano será abençoado com mais chuvas, boas safras e colheitas. Frei Severino, pároco de Catolé do Rocha, disse que as festividades de São José coincidem com o período de mais necessidade de chuvas no Sertão.
"Historicamente não conheço a relação da chuva com o santo popular, mas a sabedoria sertaneja não deve estar enganada", explicou o pároco.

Os três maiores índices pluviométrico foram registrados no Alto Sertão do estado, nas cidades de Catolé do Rocha (115,5 mm), Cajazeiras (109,4 mm) e Veirópolis (108,5 mm). Ainda conforme as medições pluviométricas da Aesa, entre o último dia 11 e esta terça, foram registradas precipitações em 67 das 269 estações de monitoramento.

Outras cidades sertanejas tiveram índices pluviométricos significativos nas últimas 24 horas: Pombal (86,3mm), Poço de José de Moura (84 mm), Brejo de Santana (81 mm), Lastro (73,3mm), São Domingos de Pombal (66,5mm ) e Belém de Brejo do Cruz (60,8 mm). “Em Pombal foram registrados apenas dez milímetros de chuva, mas só a presença da água já deixou muitos moradores esperançosos”, acrescentou Marle Bandeira.

Fonte: G1/PB
(Imagem: Reprodução/site da Aesa)

Editorias: , , ,

0 comentários