­

Em São Sebastião de Lagoa de Roça, o desafio é sanar problemas

Redação | 10.1.13 | 0 comentários


Os primeiros dias de gestão da nova prefeita de São Sebastião de Lagoa de Roça não estão nada fáceis. A prefeita eleita Maria do Socorro Cardoso (PMDB) tomou posse dia 1° e assumiu de fato a administração do município no último dia 02. Desde então sua agenda interna tem sido intensa em busca de soluções para os mais variados problemas encontrados.

Na tarde de ontem (09) o Secretário de Administração do Município Marcone Farias de Souza recebeu a nossa reportagem e disse: “Nunca vi tantos desmandos, tantas coisas fora do lugar e tantos problemas juntos numa única prefeitura, como fala a prefeita dona Socorro Cardoso, todos nós estamos aprendendo a engatinhar e este mês está sendo uma verdadeira prova de fogo, é um grande desafio. Nossa equipe está empenhada em dar uma resposta o mais rápido possível a população, sem esquecer de nossas responsabilidades com os órgãos administrativos e jurídicos”. Desabafou.

Perguntado de como teria encontrado o Município o Secretário respondeu: “Da pior forma possível. Prédios em más condições de uso e carros sucateados, inclusive até peças de um trator fomos reaver no distrito mecânico de Campina Grande e vamos apurar este fato. Estamos fazendo um levantamento dos bens públicos existentes, dos convênios com os governos e dos serviços oferecidos a população. Ainda estamos fazendo um recadastramento dos servidores, a saber, que já de forma preliminar encontramos algumas irregularidades na folha de pagamento de diversas pessoas que se quer vinham trabalhar e nós consideramos funcionários fantasmas, também casos gritantes de salários ou de gratificações que passam de cinco salários mínimos, vamos rever tudo isso com muita calma e cautela, para não fazermos acusações precipitadas ou cometer omissões”. Argumentou.

Sobre os salários do mês de Dezembro que estão atrasados, o Secretário falou “Essa era uma obrigação e um dever do gestor passado, no entanto não queremos prejudicar nenhum servidor e vamos estudar com nossa equipe de administração, planejamento e finanças e dentro da lei, encontraremos forma mais satisfatória possível e cabível para sanar esse grande problema. Estamos neste momento solidários com os servidores que prestaram seus mais diversos serviços e o erro de um gestor passado não pode punir quem mais precisa de seu salário para arcar com suas despesas mensais. Sabemos que temos nossa responsabilidade e não vamos fugir dela em momento algum, só não posso dizer neste instante se vamos ter condições de pagar duas folhas em um único mês e nem se vamos ter recursos suficientes para isso, porém vamos trabalhar incansavelmente para resolver essa pendência nem que tenhamos de pagar de forma parcelada mais adiante e em contrapartida nossa assessoria jurídica tomará as mediadas cabíveis para saber em que pé está o problema e responsabilizar quem de direito. Já adianto que o calendário de pagamento já está sendo providenciado pela prefeita dona Socorro Cardoso e pela nossa equipe e os servidores receberão normalmente seus vencimentos já neste mês de janeiro”. Enfatizou.

A reportagem ainda quis saber do que realmente está funcionando no Município e foi informada de que basicamente o expediente está sendo interno pelo menos nestas duas semanas, porém os assuntos mais urgentes dos munícipes são tratados na sede da prefeitura. A Secretaria de Educação já está providenciou o calendário letivo e anuncia que as matriculas já começaram e posteriormente anuncia o dia do inicio das aulas. 

O Secretário de administração Marcone Farias ainda aproveitou nossa visita para repassar os nomes da equipe de governo da atual gestão que está composta da seguinte forma:

Secretaria de Administração e Planejamento, Marcone Farias de Souza
Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Irrigação, Maria José Feitosa de Souza
Secretaria de Assistência Social, Maria Helena Cardoso de Oliveira
Secretaria de Educação, Railson Missias Cardoso Farias
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Genaldo Batista Cardoso
Secretaria de Finanças e Controle, Maria Dalvanice da Silva
Secretaria de Obras e Urbanismo, Arnaldo Gomes Batista
Secretaria de Saúde, Auriberta Cardoso da Rocha
Secretaria de Transportes José Francisco de Almeida Alves
Chefe de Gabinete, Viviane Matias

Pra finalizar o Secretário de Administração Marcone Farias, desculpou-se pela prefeita não estar presente para participar da conversa, e enfatizou que isso deveu-se ao fato dela está já articulando uma agenda com o governador Ricardo Coutinho, para buscar recursos e parcerias para o Município. “Porque na visão da prefeita São Sebastião de Lagoa de Roça não se dissocia da Paraíba e merece a mesma atenção que outros municípios de base aliada ou não, tudo é questão de dialogo”. Disse ele.

Ainda, convidou a população para as festas do Padroeiro São Sebastião de terá início nesta Sexta-feira dia 11, contando na programação as 18h:00min. Carreata da Imagem Peregrina, tendo a concentração em frente à Igreja de Santo Antonio no Bairro da Bela vista, as 19h:00min. Bênçãos dos carros e motos e hasteamento das bandeiras e as 19h:30min. Missa dedicada aos motoristas e motociclistas, que será presidida pelo Padre Evaristo (Administrador paroquial). Em todas as noites haverá Quermesse na Praça da Matriz e a arrecadação será em prol das obras de reforma do Núcleo Paroquial. As festas de padroeiro se encerram próximo dia 20.

Silvanna Ramos

Editorias:

0 comentários