­

Capacitação em produção artesanal com plantas medicinais acontece na Comunidade de Pau D´Arco, em Alagoa Nova

Redação | 1.12.12 | 0 comentários


Aconteceu na terça-feira (27), na Escola Apícola, em Alagoa Nova, uma capacitação em produção artesanal com plantas medicinais para quinze agricultoras da comunidade de Pau D´Arco, no município. O curso foi ministrado pela bióloga Josilda de França Xavier e faz parte do Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.

O curso teve por objetivo capacitar moradores daquela comunidade para que se tornem multiplicadores dos conhecimentos, formando grupos artesanais de produção, agregando valores e criando uma fonte alternativa de renda.

Na primeira parte do curso, Josilda Xavier levou aos participantes informações sobre o histórico das plantas medicinais na humanidade, as plantas medicinais no Brasil, os conhecimentos científicos e populares, os princípios ativos, a importância das plantas para o uso humano e na agricultura.

Depois de tomarem os conhecimentos básicos sobre as plantas medicinais, os participantes passaram a conhecer as técnicas de produção artesanal de sabonetes sólidos e líquidos, velas decoradas e perfumadas e pomadas.

Atualmente o Projeto Rio Mamanguape articula os grupos já estruturados Comunidade em Ação - Chã da Barra (Alagoa Nova), Timbaúba Viva (Esperança), Grupo da Associação de Pai Domingos (Lagoa Seca) e o Grupo de Produção Natuvida (Areial).

Da Redação com Ascom
Foto: Divulgação

Editorias: ,

0 comentários