­

Grupo de produção artesanal de Alagoa Nova participa com sucesso da 8ª Ruraltur

Redação | 7.9.12 | 0 comentários

A participação na 8ª Feira Regional de Turismo Rural, a Ruraltur e no Circuito Caminhos do Frio em Alagoa Nova, o Grupo artesanal Comunidade em Ação - Chã da Barra, do município de Alagoa Nova, capacitado pelo Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, resultou numa grande divulgação de seu trabalho e no surgimento de várias possibilidades de intercâmbio com outros profissionais, grupos e instituições que atuam na área.

O Grupo participou da Ruraltur (30/08 e 01/09) e do Circuito Caminhos do Frio (31/08 a 02/09) com o objetivo de divulgar o seu trabalho e comercializar sua produção de sabonetes líquidos e sólidos, pomadas e velas perfumadas e decorativas, produzidos de forma artesanal com plantas medicinais. 

Na Ruraltur, que aconteceu na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, numa promoção do SEBRAE, o Grupo Comunidade em Ação - Chã da Barra ocupou todo o estande destinado ao município de Alagoa Nova. Lá, apresentou seus produtos, entregou folderes sobre o Projeto Rio Mamanguape e sobre as plantas medicinais e manteve contatos com o público em geral e com profissionais da área de turismo.

Uma boa parte da produção do grupo, principalmente sabonetes com plantas medicinais e pomadas e solução cicatrizantes, foi comercializada. 
Mais de 150 pessoas visitaram o estande nos dois dias do evento e foram atendidas por integrantes do grupo, com o acompanhamento da bióloga e doutoranda em Engenharia Agrícola técnica do Projeto Rio Mamanguape, Josilda Xavier. 
Segundo a avaliação de Josilda Xavier, os resultados da participação do Grupo Comunidade em Ação - Chã da Barra na Ruraltur foram positivos. “Foi à primeira participação num evento. Eles tiveram a oportunidade de expor o seu trabalho e abrir a possibilidade de futuros intercâmbios, pois muitos visitantes levaram os contatos e demonstraram interesse em conhecer melhor o trabalho”.

A Ruraltur também contou com a participação dos estados do Maranhão, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará, além de vários municípios da Paraíba, como Areia e Campina Grande.
No Circuito Caminhos do Frio, em Alagoa Nova, o Grupo apresentou seus produtos no VII Salão de Artesanato Vovó Nazinha, no Ginásio O Moreasão, no período de 31 de agosto a 02 de setembro.

Capacitação

O Grupo Comunidade em Ação - Chã da Barra foi formado após a realização de um curso de capacitação com plantas medicinais em produtos artesanais ministrado pela bióloga e técnica do Projeto Rio Mamanguape, Josilda de França Xavier, durante a I Semana da Água de Alagoa Nova.
Junto com o Grupo Comunidade em Ação - Chã da Barra já estão em funcionamento outros três Grupos articulados pelo Projeto Rio Mamanguape: Timbaúba Viva (Esperança), Grupo da Associação de Pai Domingos (Lagoa Seca) e o Grupo de Produção de Areial.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Editorias: ,

0 comentários